De Roma para Lisboa

De Roma para Lisboa

Um Álbum para o Rei Magnânimo

Scribe

06/2015

336

Dura

Português

9789898410474

5 dias

O projeto de edição do Álbum Weale pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem como objetivo tornar acessível ao público interessado uma peça da maior relevância, do ponto de vista da história e da história da arte, proporcionando a apresentação não apenas do texto e de todos os desenhos constantes do Libro degli Abozzi de Disegni delle Commissioni che si fanno in Roma per Ordine della Corte - que na cidade pontifícia se fez por zelo do último embaixador de D. João V em Roma, Manuel Pereira de Sampaio (1691-1750) - mas também de um conjunto de ensaios de reputados especialistas na matéria.
O volume, constituído por 160 folhas, contem 101 desenhos, a tinta e aguarelados, das obras de arte que na década de 40 do século XVIII se faziam em Roma, por encomenda do rei Magnânimo, designadamente para a Patriarcal e capela de S. João Baptista da igreja de S. Roque. As viagens que experienciou foram muitas: de Roma para Lisboa, de Lisboa para o Rio de Janeiro (acompanhando a família real em 1807), aportando mais tarde a Londres e finalmente a Paris, em cujas coleções da Biblioteca da École Nationale Supérieure des-Beaux-arts se encontra. A designação de Álbum Weale adveio-lhe da circunstância de no século XIX ter estado na posse e terem alguns dos seus desenhos sido publicados pelo editor inglês John Weale.
Assim, sob a coordenação científica e editorial de Teresa Leonor Vale (Doutora em História da Arte, docente e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), propõe-se a SCML realizar uma edição (com um total de 328 pp. e 241 imagens) cuja apresentação do conteúdo do álbum se vê complementada e aprofundada com textos da coordenadora, de Jennifer Montagu (Warburg Institute, University of London), Marie-Thérèse Mandroux França, António Filipe Pimentel (Universidade de Coimbra e Museu Nacional de Arte Antiga) e das técnicas de restauro Coralie Barbe e Laurence Caylux (École Nationale Supérieure des Beaux-arts, Paris).
Estes ensaios facultarão ao leitor a abordagem de problemáticas essenciais para a plena compreensão do álbum, desde logo a sua relevância científica e académica, o seu extraordinário percurso, o seu papel no contexto mais vasto das encomendas joaninas, a presença que no mesmo tem a capela de S. João Baptista e ainda a intervenção de conservação e restauro que possibilitou a sua edição.

Este título pertence ao(s) assunto(s) indicados(s). Para ver outros títulos clique no assunto desejado.