A livraria renascentista de D. Teodósio I, duque de Bragança

Ana Isabel Buescu; ;

BNP

1

2016

pt

9789725655788

iLEIO (browser para PCs e APP gratuita para sistema Android)


capa mole
19,00 €

Estudo da livraria de D. Teodósio I (1510?-1563), 5.º duque de Bragança, efetuado com base na cópia seiscentista do Inventário de Bens da Casa de Bragança que entre os 6000 itens incluía cerca de 1600 livros. Procura traçar a fisionomia, características e linhas-de-força daquela livraria, entretanto dispersa, enquadrando-a nas dinâmicas culturais do século XVI em Portugal, designadamente das cortes régia e ducal.
Apesar da informação deficiente, lacunar ou deturpada do Inventário, este estudo identifica cerca de 900 das 1600 das obras da livraria, referenciando-as a exemplares existentes nas bibliotecas patrimoniais portuguesas, em particular da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa.
A livraria de D. Teodósio I surpreende pela atualidade, pois inclui um importante conjunto das edições mais recentes dos prelos da Europa, o que demonstra que a Casa de Bragança possuía uma rede de contactos e agentes nos circuitos europeus de aquisição do livro. Pela dimensão, variedade e atualidade, a livraria de D. Teodósio I emerge, assim, na primeira metade do século XVI, não só como a maior coleção de livros em Portugal mas como uma das grandes coleções de livros da Europa do tempo.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 39 paginas a cada 30 dias

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo